sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Grandeza da Pessoa de Jesus Cristo
Colossenses 1:15-19
.
            Jesus Cristo é uma Pessoa única e sem par. A falta de conhecimento bíblico é um grande perigo. Vejam o que o SENHOR diz através do profeta Oséas: OUVI a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus… O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento… (4:1,6).

Jesus não é um menino "indefeso e coitadinho, ao colo de Maria, que cresceu e foi apenas um entre muitos exemplos a serem seguidos", mas, sim, é o Deus único, eterno e total; é o Criador de todas as coisas, que veio e assumiu a carne humana para cumprir o plano da salvação do homem pecador e condenado ao inferno.
           
            Esta secção de Colossenses 1:15-19 é um hino de louvor que apresenta a excelência e a glória da Pessoa de Jesus Cristo, que revela e faz uma declaração completa da elevada natureza e do poder de Cristo. Paulo ensina-nos aqui as várias superioridades de Jesus.

          1. Ele éa imagem do Deus invisível… (v.15)
            Deus, que é espírito, invisível, a quem nenhum homem jamais viu, tornou-Se conhecido e revelado em Jesus. Deus manifestou-Se de uma maneira única através de Jesus, o Filho Unigénito, que representa e manifesta Deus perfeitamente, porque Ele é Deus. Na incarnação, Jesus revelou Deus. Hebreus 1:3 diz que Jesus é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa…

            2. Ele éo primogénito de toda a criação. (v.15)
            O gr. é prototokos,  diferente de protoktistos (primeiro criado). Jesus não foi criado, mas é o Criador. Jesus é a origem, o iniciador, o Arquétipo (padrão), o Senhor e agente de toda a criação. Ele é eternamente o unigénito. Está em pauta uma relação ímpar, eterna e toda especial entre o Pai e o Filho. Mostra a proeminência de Jesus, como se verá a seguir.

3. Jesus é o Criador – Tudo foi criado nelePorque nele foram criadas todas as coisas que há… (v.16). Tudo o que existe foi criado. Tudo veio a existir sob a mão de Jesus. A causa de toda a vida está em Cristo e toda a existência depende de Jesus. Todas as coisas inclui todos os seres, todo o Universo. Nos céus e na terra, sejam tronos… mostra que estão incluídas todas as possíveis existências. Jesus criou todos os seres e coisas espirituais e físicas.

4. Jesus é o Criador – Tudo foi criado por ele – (v.16) Toda a criação emanou, saiu das mãos de Jesus, pelo Seu poder e sabedoria. Tudo teve origem e permanece criado pela energia criadora de Jesus.

5. Jesus é o Criador – Tudo foi criado para ele – (v.16) Significa que tudo teve o seu começo, continuação e término em Jesus. Ele é o Alfa e o Ómega, tudo foi criado para a Sua glória. O objectivo, o alvo da criação é Jesus. Jesus é o centro de toda a criação.

6. Jesus é o primeiro quanto ao tempo e à importância – E ele é antes de todas as coisas… – (v.17) Cristo é eterno, está acima do tempo, é auto-existente. Por isso, é divino. Note-se a repetição de todas as coisas, o que salienta a importância e a primazia da Pessoa de Jesus. Nenhum ser, nem nenhum poder se pode colocar num lugar junto com Cristo.

7. Jesus é o sustentador de tudo – …e todas as coisas subsistem por ele – (v.17) Cristo sustenta e faz permanecer tudo quanto existe e que foi criado por Ele.

8. Cristo é a cabeça do corpo da Igreja(v.18) Nenhum ser pode partilhar com Ele o Seu lugar no culto e na vida da Igreja. Tal como Cristo é o chefe da criação natural, também é o Senhor, o Cabeça da Igreja. Ninguém pode tomar o Seu lugar. O corpo, a Igreja, não existe sem a Cabeça, Jesus. Vemos a superioridade de Jesus em tudo. Ele é Senhor. Devemos obediência ao Rei e Soberano Jesus. Ele é Deus.

9. Jesus Cristo é o princípio… – (v.18) Cristo não foi o primeiro ser criado. Significa que Jesus é o originador de tudo, é a causa primária de todas as coisas.

10. Jesus é o primogénito de entre os mortos… – (v.18) Jesus, Deus-homem, foi o primeiro a ressuscitar eternamente e, por isso, o padrão da ressurreição de muitos que também ressuscitarão para a eternidade. A Sua ressurreição, depois da morte redentora, é garantia da ressurreição universal. A Sua ressurreição inaugura uma nova vida.

…para que em tudo tenha a proeminência -  Não há outro igual a Jesus, nem ninguém toma o Seu lugar de Salvador, intercessor, Senhor. Ela ocupa o primeiro e único lugar de destaque, supremo na Igreja e em todo o Universo. Tudo isto porque Ele triunfou.

11. Em Jesus habita toda a plenitude, porque foi do agrado do Pai – (v.19) Temos aqui uma explanação desta proeminência absoluta de Jesus.
A palavra plenitude designa “a totalidade dos poderes e atributos divinos”. Ver Col.2:9. Deus decidiu, achou próprio, agradável e bom, que a Sua própria totalidade residisse em Cristo, Deus-homem.  Jesus é Deus em toda a Sua plenitude. Cristo não pode ser visto como um entre muitos poderes celestiais. Em Jesus mora permanente e eternamente a divindade.   

12. Por Jesus foi feita a paz – (v.19) A ira de Deus permanecer sobre o pecado. Mas Jesus incarnou neste mundo para que Deus lançasse sobre Ele o pecado e na cruz fosse castigada a culpa do pecado. Foi pelo sangue da sua cruz.  Pelo sangue de Jesus, no sacrifício de Jesus, Deus expiou o pecado. Somos salvos, não pelas obras, mas pela nossa fé exclusiva em Jesus. Só pela cruz de Jesus temos paz com Deus.

Por meio de Jesus, Deus trouxe a reconciliação consigo mesmo de todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.– (v.19) A morte de Jesus tem um alcance universal: …todas as coisas.  
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados. (II Cor.5:19a)

 CONCLUSÃO

As doze superioridades de Jesus Cristo em Colossenses, capítulo 1. A grandeza de Jesus é ímpar. Ele é Deus e Senhor. Venceu o pecado e a morte. É digno de toda a honra e glória.

Ler Apocalipse 4:11 e 5:9-14
Pastor Rui Simão
http://www.igrejabaptistamoreiradamaia.com/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário