Acerca de Nós

A Igreja Evangélica Baptista de Moreira da Maia, enquanto missão da Igreja Baptista Esperança Viva, foi organizada como igreja baptista em 2 de Julho de 2011. No dia 3 de Julho de 2011, teve lugar o concílio examinatório do irmão Rui Simão que foi consagrado e tomou posse como pastor da igreja.

Somos uma igreja bíblica que pretende glorificar a Deus e transmitir fielmente, com clareza e simplicidade, os ensinamentos da Palavra de Deus.

O nosso propósito é exaltar o nome do Senhor Jesus Cristo através da pregação e do ensino  fiel e claro da Palavra de Deus, para que as almas possam conhecer o Salvador e os filhos de Deus sejam edificados na fé. Reconhecemos exclusivamente a Palavra de Deus como nossa única regra de fé e de prática.

Nos nossos cultos semanais prestamos adoração única a Deus, em espírito e em verdade, e  as nossas reuniões incluem a oração, a leitura e o ensino das Sagradas Escrituras, os hinos e cânticos espirituais.  Ensinamos e praticamos o evangelismo para alcançar os perdidos e consagramos o melhor de nossas vidas Àquele que merece todo o nosso louvor e adoração.

Queremos obedecer ao mandamento do Senhor Jesus Cristo expresso em Mateus 28:19-20: "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...". 

Proclamamos as boas novas do Evangelho à semelhança do Senhor Jesus Cristo, nosso único e suficiente Salvador, que disse em Marcos 1:15: "O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho".
Do mesmo modo, o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 1:16: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...".

Somos uma igreja baptista independente e conservadora, não ecuménica e não carismática, fundamentada na autoridade das Sagradas Escrituras e que segue exclusivamente os ensinamentos da Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática.

Somos uma igreja baptista independente porque não somos membros de nenhuma associação, federação ou convenção, e não estamos associados a qualquer sistema de hierarquia fora da congregação local.

Uma igreja batista independente rege-se completamente pelas Escrituras Sagradas e é autónoma em todas as suas decisões. 

 A organização de uma igreja baptista fundamentada no Novo Testamento da Palavra de Deus é simples:
- "Cristo é a cabeça da igreja" (Efésios 5:23), sendo também o seu "Sumo Pastor" (I Pedro 5:4);
- O pastor local é o seu supervisor ou líder da congregação (Hebreus 13:17), constituído para "apascentar a igreja de Deus" (Actos 20:28);
- Cada membro da igreja tem igual direito de voto e participa, assim, de todos os assuntos relativos ao governo da Igreja e suas decisões.

As igrejas baptistas independentes têm comunhão umas com as outras e, muitas vezes, cooperam conjuntamente em empreendimentos evangelísticos e missionários. No entanto, permanecem separadas das igrejas que professam doutrinas erradas e fora do padrão do Novo Testamento. 


 A Ceia do Senhor