domingo, 3 de fevereiro de 2013



Amando a Cristo sem O ter visto


…Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais…
                                                                      I Pedro 1:8


Introdução      
Esta carta de Pedro foi escrita a que destinatários? …aos estrangeiros, dispersos… (1:1). Podemos ter aqui dois entendimentos. Refere-se:
 - Aos judeus, crentes no Senhor Jesus, da diáspora, que tiveram que escapar das perseguições que lhes foram movidas e dispersaram-se por uma vasta região e para as igrejas dos gentios;
- A todos os crentes que, afinal, são estrangeiros e forasteiros neste mundo, também perseguidos pelo mundo, e que aguardam a pátria celestial.

IL.: Tenho um amigo Beja que, há cerca de 40 anos atrás, casou por procuração. Pelo jornal conheceu uma rapariga brasileira, corresponderam-se e, sem se terem encontrado, sem se terem visto uma única vez, começaram a amar-se com um amor que resultou em matrimónio.

Pedro começou no v.3 uma longa lista de agradecimentos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. A base destas bênçãos celestiais é a Pessoa de Cristo e a Sua ressurreição dos mortos.  

Acreditamos n’Ele, apesar de Cristo nos ser invisível aos nossos olhos físicos.

Propósito: Estejamos sempre gratos a Deus por Cristo, a quem amamos mesmo sem o termos visto.

I. Amando a Cristo sem O ter visto - …não o havendo visto…
              Os leitores desta carta de Pedro haviam recebido a pregação do Evangelho e converteram-se a Cristo. Naquela altura, estavam a passar por uma perseguição iniciada por Nero no ano 64. Eles eram membros daquelas igrejas locais referidas no v.1.

            E o que diz Pedro destes crentes dispersos, fugitivos, expulsos das suas casas, famílias, dos seus lares? O que escreve Pedro destes irmãos perseguidos e sujeitos a serem espancados, atirados às feras, queimados? Pedro diz que a sua em Cristo é muito mais preciosa do que o ouro (v.7).

            Mas, o mais surpreendente é que Pedro acrescenta que eles não apenas acreditavam, não apenas exerceram fé em Cristo, como também AMAVAM Aquele Senhor que eles não tinham visto.

            Pedro tinha tido o grande privilégio de ter sido escolhido pessoalmente para apóstolo do Senhor. Viveu na companhia de Jesus cerca de três anos. Trabalhou com Jesus. Dormiu nos mesmos lugares, viajou com Ele a pé, de barco, ouviu as Suas pregações, viu os Seus milagres, sentiu o amor de Cristo pessoalmente.

            As mãos de Pedro tocaram no Jesus Deus-Homem encarnado: …as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.- escreveu João (I Jo.1:1). Pedro foi abençoado nisto.

            Mas, aqueles crentes dispersos, não. Não viram Jesus com os olhos carnais. Nem O estavam a ver no presente: não o vendo agora. Pedro está a dizer: “Vocês não O viram como eu o pude ver. Mas, mesmo assim, amam-No”.

            Qual o tipo de relação que tinham com o Senhor Jesus?
            Eles ouviram falar do carácter de Jesus, do Seu sacrifício na cruz pelo pecado. Sacrifício em que Jesus levou sobre Ele mesmo os nossos pecados. Como diz o profeta Isaías em 53:4-6,10: Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados... o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos... a sua alma se puser por expiação do pecado....
Aqueles crentes a quem Pedro escreve ouviram também falar da ressurreição de Jesus dos mortos.
Eram crentes e amavam a Jesus porque se arrependeram do seu pecado.

      É deste modo que Pedro descreve a relação daqueles crentes com Jesus: “Amam-No, sem o terem visto, e não o vendo agora.”

            E o que é que este amor por Jesus lhes está a fazer?
- É esse amor (e essa fé) neste Senhor Jesus que lhes está a dar a perseverança, a confiança, a coragem e a firmeza em todas aquelas terríveis situações e problemas que estão a viver.

            - Este amor (e esta fé) a Jesus transformou tudo nas suas vidas. Transformou os problemas e as tristezas numa alegria impossível de descrever: …vos alegrais com gozo inefável e glorioso.

            A relação deles com Jesus é espiritual, mas cheia de amor. Eles O amam pelo motivo exposto pelo Apóstolo João: Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro- I João 4.19
            Jesus amou-nos primeiro e é este amor que Jesus tem por nós que nos constrange a amá-LO também.

            Jesus exerce uma atracção fortíssima em nós para O amarmos. Porquê? Por causa da Sua cruz. Vejam o que o Senhor disse: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. (Jo.12:32).

            Ainda hoje, o amor de Jesus atrai todos os dias almas para O conhecerem e amarem.

A pessoa de Cristo é excelente, amorosa. Cristo é verdadeira fonte de Graça e ninguém mais. Foi o que Ele fez, o que Ele realizou na cruz que fez com que aqueles nossos irmãos perseguidos e feridos no primeiro século O amassem de todo coração e forças, permanecendo dispostos a Servi-lO.

            Eles estavam a cumprir e a praticar o primeiro e o maior de todos os mandamentos que O Senhor ensinou: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento… (Luc.10:27).

II. Como é que amamos verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo?
              Será que temos vero amor por Jesus? Como podemos sabê-lo? Qual é o peso do nosso amor por Ele?

              O próprio Jesus ensina-nos como amá-Lo verdadeiramente.

1.º- Recebê-Lo como nosso Salvador e Senhor.
            Há uma responsabilidade por parte do homem. Este é o passo inicial: Mas a todo quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. (João 1:12)
       Há um passo a dar pelo pecador revelada em Romanos 10:9-10, 13: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou de entre os mortos, serás salvo. Visto que, com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação...Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.

       Jesus disse em João 13:20: ...e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Veja a diferença entre receber e rejeitar: Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue... (João 12:48)

       Quem não O reconhece desta forma não O ama de facto. Só estes são filhos de Deus. Por isso, Ele disse: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis… (Jo.8:42).
E os que O receberam viverão para servi-Lo, para amá-Lo, para se entregarem a Ele na esperança que em breve irão vê-lo e servi-Lo face a face.

2.º - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15
            Os vs. 21, 23 e 24 reforçam esta verdade. Quem ama Jesus obedece à Palavra de Jesus. E vai receber o amor de Jesus e o amor do Pai.

Por outro lado, se não amamos a Jesus, não quereremos obedecer à Sua Palavra. É muito perigoso e uma grande tristeza não amar a Jesus. Vejam-se as palavras fortes que Paulo usa: Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema; Maranata. (I Cor.16:22).

O que quer dizer anátema? Os que são culpados de um crime que merece a mais severa condenação; estão expostos à sentença de "condenação definitiva do Senhor”. Todos aqueles que não amam ao Senhor são objecto de repulsa de todos os crentes: "maldito, ou considerado aquele que está fora da Igreja". Tratava-se da máxima punição. Uma sentença pronunciada e mediante a qual se expulsava alguém considerado um “herege” do seio da sociedade religiosa; esta expulsão era considerada uma pena mais grave que a excomunhão.
  
Conclusão
            Não precisamos de ver a Jesus para crer n’Ele e amá-Lo intensamente do fundo do nosso coração. Milhões e milhões creram e amam a Jesus sem nunca o terem visto. Aqueles crentes dispersos e perseguidos estavam firmes no amor a Cristo, mesmo sem o terem visto.

            O apóstolo Pedro termina esta primeira epístola saudando-os e escrevendo que eles estavam firmes. (I Pedro 5.12)

              Termino com Efésios 6:24: A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com sinceridade. Amém.

Rui Simão
pastor
Igreja Evangélica Baptista de Moreira da Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário