segunda-feira, 28 de maio de 2018



Quanto Custa ser um Cristão?

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14:25-30) (v.28)

 
          Este versículo é de grande importância. Poucas são as pessoas que não fazem esta pergunta com frequência: Quanto custa? Ao comprar um terreno, ao construir e mobilar uma casa, ao fazermos planos para o futuro, ao decidirmos sobre a educação dos nossos filhos, sobre namoro e casamento, etc..
Seria sábio e prudente se nos sentássemos a considerar com calma os gastos que tudo isto implicaria.

Quanto à vida cristã, as pessoas evitariam muitos dissabores e desilusões se ao menos fizessem a pergunta: Quanto custa ser um crente verdadeiramente santo?

Estas perguntas são decisivas. Por um lado, por não as terem formulado desde o princípio, muitas pessoas que pareciam ter iniciado uma carreira cristã, mais tarde mudaram o seu rumo e perderam-se para sempre no inferno. É muito comum ver como muitas pessoas recebem a Palavra com alegria. Porém, depois de algum tempo, afastam-se e voltam aos seus pecados: "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." (I João 2:19)
Por outro lado, há muitos que não consideram o custo de ser um verdadeiro cristão, bíblico, um crente santo. Os nossos tempos requerem de um modo muito especial que paremos e consideremos o custo e o estado especial das nossas almas.

Este tema deve preocupar-nos. Sem dúvida, o caminho da vida eterna é um caminho delicioso. Porém, não é sábio da nossa parte fecharmos os olhos ao facto de que se trata de um caminho estreito e que a cruz vem antes da coroa. Ler Mc.8:34-38.

I.  Quanto custa ser um verdadeiro cristão?

A. O custo para Deus
Em primeiro lugar, o maior custo para sermos crentes é o de Deus. É um custo único e incalculável. Custou a vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo, do céu à terra a fim de dar, de entregar a Sua vida em sacrifício numa cruz.

Para sermos cristãos, salvos, custou nada menos que a crucificação de Jesus para salvar a nossa alma. Cristo levou sobre Si mesmo a culpa do nosso pecado. Deus lançou sobre Cristo o pecado de todo o mundo e Jesus pagou-o com a Sua morte, substituindo-nos, morrendo por nós: Porque fostes comprados por bom preço (I Cor.6:20); E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado (Mar.14:24); "...mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:6)

B. O custo para o Crente
O custo maior foi para Deus. Mas, o que o homem tem que estar disposto a abandonar? “Quanto custa?”. O que é que a Deus exige do crente?

           Não custa grande coisa ser um cristão de aparência. Só requer que a pessoa assista aos cultos do domingo e, durante a semana, seja medianamente moralista. Este é o “cristianismo” da grande parte dos que se dizem crentes na nossa época. Mas, Jesus avisou sobre o caminho da vida eterna: Estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem (Mat.7:14).


         Segundo a Palavra de Deus, custa caro ser cristão bíblico, santo, separado do mundo.  A conversão não consiste numa confortável decisão tomada por uma pessoa, num confortável sofá, para logo em seguida ser levado suavemente ao céu. A conversão marca o início de um caminho maravilhoso com Jesus, mas, segui-Lo exige que calculemos o seu custo. Vejamos, uma por uma, algumas coisas que custam sermos cristãos segundo a Palavra de Deus.


1) Custará a sua Justiça Própria
      Deverá abandonar o orgulho e a auto-estima da sua própria bondade. Deverá contentar-se em ir para o céu como um pobre pecador, salvo pela gratuita graça de Deus e pelos méritos e justiça de outro, Jesus. Deverá aceitar que estava perdido, desgarrado como uma ovelha, longe de Deus e condenado. Quanto à salvação, deverá aceitar que isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef.2:8-9). Deve confiar absoluta e unicamente em Jesus, e negar o seu orgulho. As obras nada contam para salvar.


2) Custará os seus pecados
Deverá abandonar todo o hábito,  toda a prática, todo o estilo de vida, toda a forma de pensar que sejam maus aos olhos de Deus. Deve virar o seu rosto contra o pecado, romper com o pecado, crucificar o pecado, mesmo contra a opinião do mundo. Não pode estabelecer nenhuma trégua especial com nenhum pecado que amava antes de ter sido feito um filho de Deus pela fé em Jesus Cristo, a conversão. Deve considerar todos os pecados como inimigos mortais da sua alma e odiar todo o caminho de falsidade.
Por pequenos ou grandes, ocultos ou manifestos que sejam os pecados, deve renunciar completamente a todos eles. Sem dúvida, estes pecados tentarão vencê-lo, porém jamais poderá ceder. A sua luta contra o pecado será contínua e não admitirá trégua de nenhum tipo. Está escrito: Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo...(Ez.18:31).

3) Custará o seu amor à vida fácil
Para correr com êxito a corrida ao céu, requer-se esforço e sacrifício. Haverás de velar diariamente e estar alerta. Em cada hora e em cada instante deverás vigiar a tua conduta, as tuas companhias e os lugares que frequentas. Tens que vigiar tua língua, o teu temperamento, os teus pensamentos, a tua imaginação, os teus motivos e tua conduta nas tuas relações diárias. Terás que ser diligente na leitura da Bíblia, na tua vida de oração. Romanos 12:2.

4) Custará o favor do mundo.
Se desejas agradar a Deus deves saber que serás depreciado pelo mundo. Muitos serão perseguidos e odiados, desprezados e criticados pela sua vida cristã. O Mestre Jesus disse: Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão vossa. (Jo.15:20).

Esta é apenas uma curtíssima lista do que "custará" a uma pessoa ser cristã. Devemos aceitar o facto de que não é uma lista insignificante. Nada podemos riscar dela. O crente está disposto a abandonar qualquer coisa que se levante entre a sua alma e o céu. Uma fé que não custa nada, nada vale. Um cristianismo barato - sem a cruz - cedo ou tarde se verá que é inútil.

 II) A Importância de Calcular o Custo
Por não haverem calculado o custo, muitos dos pretensos seguidores de Jesus voltaram-Lhe as costas “... e já não andavam com ele(Jo.6:66). 
Por não haver calculado o custo, Demas abandonou a companhia de Paulo, abandonou o evangelho, deixou a Cristo e uniu-se ao mundo. Porque Demas me desamparou, amando o presente século” , diz-nos Paulo (II Tm.4: 10). Porquê? Porque nunca chegaram a saber o que é o cristianismo da Bíblia.

 Também não se deve oferecer às pessoas um Evangelho doce e agradável, simplificando as exigências do Evangelho. Devemos mostrar a urgência da salvação, mas não oferecer um Evangelho simples e barato.
Não foi esta a maneira de proceder do nosso Senhor Jesus?
O evangelista Lucas diz-nos que, em certa ocasião, Jesus avisou: Ora, ia com ele uma grande multidão; e voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” (Lc. 14:25-27).
Esta doutrina de Jesus é clara quanto ao custo da vida cristã.

III) A riqueza de aceitar o custo e ser fiel
Mas, vale a pena aceitar pagar o preço de ser um cristão fiel. A pessoa que verdadeira e biblicamente tem Jesus como seu Salvador, nunca perderá a sua salvação. Jesus garante-nos isto: E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo.10:28).
 
Vale a pena perder o mundo para ganhar Cristo e a salvação eterna: Está escrito: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?(Mc.8:36). Vale a pena caminhar para o céu, porque o inferno é um lugar real onde o bicho que nunca morre e o fogo que nunca se apaga.


IV. Conclusão
Cada dia é dia de salvação, dia de decisão por Cristo. Só o Senhor Jesus Cristo salva, pois sacrificou-Se a Si mesmo numa cruz pagando o preço do pecador condenado, extraviado, culpado das suas transgressões às leis do Deus Supremo. Só a fé em Jesus Cristo leva à eternidade.
Que hoje possa ser dia de arrependimento e de fé no Salvador Jesus. Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou dos mortos para salvar todo o perdido.
Muito Lhe custou a salvação da tua alma.
Mas, como o próprio Senhor Jesus alertou, que cada um considere também o custo de O seguir hoje, dia a dia, até ao fim.
Mas crê que vale a pena, porque é o único caminho que leva ao céu.
 
 Rui Simão

Sem comentários:

Enviar um comentário