terça-feira, 1 de março de 2022

 


 Lúcifer, Satanás, o Diabo


Apocalipse - As Últimas Palavras de Jesus à Igreja

 Mas quanto aos incrédulos… a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre… E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre… e, de dia e de noite, serão atormentados para todo o sempre.

Apocalipse 21:8; Apocalipse 20:10

 

Introdução – É um grande privilégio para nós prosseguirmos o estudo de Apocalipse. Sabemos qual é o significado da palavra “apocalipse” - “Revelação”. Deus deu este livro à igreja a fim de, por meio da profecia, revelar, desvendar, não para esconder, o futuro.

 

          A partir do cap.21, João revela que chegámos finalmente a casa, chegámos ao lar celestial. Este é o estado eterno. Todo o mal foi derrotado e banido para o infernal lago de fogo: o diabo, os seus demónios (20:10), a própria morte (20:14) e todos os ímpios (20:15). Não há mais mal algum. Mas, eis que na descrição do maravilhoso novo céu e da nova terra, no v.8, pela última vez, Deus revela o outro lado de outra eternidade horrível no lago de fogo, inferno. Aprendemos que na conclusão do livro de Apocalipse, Deus confirma que o mal e o seu originador, Satanás, são condenados e aprisionados no inferno, nesse lago de fogo para sempre, nunca mais interferirá no mundo.

 

           Então, hoje vamos estudar sobre esta criatura, Satanás. Hoje vamos aprender sobre o que Deus revela na Sua Palavra sobre Satanás. Satanás existe. Os demónios existem. São seres espirituais malignos. Não podemos ignorá-los. Satanás é tão real como Deus é real. Satanás não é uma força, não é uma energia impessoal, não é abstracto. Todos os púlpitos deviam pregar sobre Satanás. O AT fala de Satanás. O NT fala de Satanás. Jesus falou sobre Satanás e logo no início do Seu ministério travou com Satanás uma grande batalha em forma de tentação. A igreja, o mundo, têm de aprender sobre a verdade bíblica de Satanás.

 

         Muitos não tomam consciência que Satanás é uma pessoa, que está verdadeiramente envolvido na igreja, envolvido nas nossas vidas, no mundo, mas de uma forma totalmente agressiva. Ele fará tudo o que lhe for possível para nos afastar de servir a Deus com dedicação e tudo fará para perturbar e até destruir as nossas vidas.

 

Então, eis uma pergunta legítima: Como é que Satanás apareceu?

 

I. A origem dos anjos

         Apenas Deus é eterno, sem início nem fim. Tudo o que existe foi criado por Deus. Antes de ser Satanás, ele foi um anjo. Deus criou os anjos antes de criar o mundo e eles assistiram à criação. Sabemos isto pelo antigo livro de Job, quando Deus dá uma lição a Job sobre a criação: Onde estavas tu quando eu fundava a terra… quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e todos os filhos de Deus jubilavam? (Jb.38:4, 7). No hebraico, estrelas da alva e filhos de Deus são referências a anjos.

 

Em Col.1:16, lemos que Deus criou todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam dominações, sejam potestades. Deis criou várias categorias de anjos com diferentes poderes, domínios e autoridades. Qual o principal propósito de Deus ao criar os anjos? Para O louvarem e para O servirem nos desígnios de Deus. Vejam o Sal.148: Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o todos os seus anjos, louvai-o todos os seus exércitos… Louvem o nome do SENHOR, pois mandou e logo foram criados. Fala da criação e que Deus, não apenas os criou, e para O louvar. Heb.1:14 revela que os anjos são espíritos ministrados enviados para servir.

A sua beleza extraordinária vê-se bem aqui descrita. Depois prossegue a descrição da sua atitude pecaminosa e expulsão do céu. Mmm15

 

II. A origem de Satanás – Está aqui em Ezequiel 28:12-19; Isaías 14:12-14

Ora, Deus não criou Satanás, mas sim anjos perfeitos. E Satanás, como todos os anjos, foi criado por Deus, perfeito em sabedoria e em beleza. Em particular, ele foi criado como uma entidade da mais elevada posição e honra, o anjo mais poderoso de Deus.

         Ele já foi o mais belo e exaltado anjo de Deus, um querubim. Ocupava o lugar mais elevado da hierarquia dos anjos de Deus. Criado santo e perfeito, mas também com uma vontade capaz de desobedecer a Deus, e caiu de sua posição pura. Vamos ver isso.

 

Em Ez.28, no v.13, só havia 4 pessoas no Éden: Adão, Eva, Deus e Lucifer.

A beleza extraordinária e o poder de Satanás vê-se bem aqui, o anjo que ele era. Mas depois o texto prossegue com a descrição da sua atitude, a origem do mal que levou à sua expulsão do céu e quando ele deixou de ser aquele anjo excelso para se torna Satanás.

Eis uma pergunta que merece meditação e resposta.

 

III. Qual foi o grande desejo de Satanás?

Esta pergunta leva-nos para antes da Queda de Adão e Eva, antes do próprio Satanás cair, quando ele ainda estava no céu como um anjo de Deus.  Vamos ver em Isaías 14:12-14 qual é o grande desejo de Satanás e atentemos em 5 desejos profundos.

 

Ficamos chocados pois todos têm a ver com ser levantado, ir para cima, ser visto, ser colocado no alto. O v.13 diz que são os desejos do teu coração. As expressões de Lucifer, o diabo, são todas para cima: subirei, acima, exaltarei, monte, norte (é sempre em cima), alturas, Altíssimo. Reparem que ele não diz “acima de Deus, acima do Santíssimo”, não, ele fala que ser semelhante ao Altíssimo. Mas vejam a resposta de Deus no v.15.

Então, temos aqui cinco declarações bem claras dos desejos de Satanás. Ele quer ser exaltado, quer ser elevado, quer ser adorado. E ele é bem claro quando diz que quer ser como Deus, “quero que as pessoas me adorem a mim”. Esta foi a razão da sua queda.

 

Satanás é o oposto de Cristo, o oposto de Deus. Quando Jesus esteve aqui na terra, sempre apontava para o Pai ou para o E.S.. Constantemente, Jesus dizia que tinha vindo pela vontade do Pai, que só fazia o que agradava e glorificava ao Pai, fazia, dizia o que o Pai Lhe disse para fazer. O E.S., quando viesse, glorificaria a Jesus. O Pai, quando Jesus foi baptizado, testemunhou que ele era o Seu Filho amado. Se nós pudéssemos ouvir uma conversa entre a Trindade, diriam uns para os outros: “Tu és Maravilhoso; Tu és Maravilhoso; Tu és Maravilhoso!”. Mas o desejo de Satanás é só ele ser exaltado e adorado.

   

IV. Qual é o grande desejo de Satanás?

 A Bíblia chama-o de diabo, que significa “caluniador/que separa”. Chama-o de satanás, adversário/acusador”. Chama-o de Lucifer, (aquele que leva a luz), antiga serpente, dragão, tentador, adversário, deus deste século, beelzebu, abadom (hebraico) e apoliom (grego), destruidor, arquidemónio” (Apoc.9:11).

 

Ele tem inteligência, carácter, mas malignos. Ele é um ser inteligente que actua de forma má, maligna, na humanidade. Temos um inimigo real. É preciso crer nisto.

Ele é uma realidade pessoal tal como Jesus, como Deus. Ele não é uma pessoa física, mas espiritual. Satanás é o grande inimigo e adversário de Deus e o campo deste conflito, além dos céus, é aqui na terra, é contra o homem, em especial o povo de Deus.

 

Desde Génesis 3 até Apocalipse 20 temos o relato da ação do diabo no universo e na história do mundo. Um exemplo da sua maneira de atuar está no livro de Job, cap. 1:6-7: E num dia em que os filhos de Deus (anjos) vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? Então Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. A seguir, ele vai pedir que Deus lhe permita arruinar a vida e a família de Job.

 

Satanás observa as pessoas no mundo, acusa-as perante Deus e pede o pior para elas. Este conflito com o mundo iniciou no Éden quando ele tentou Eva e provocou a sua desobediência a Deus e nunca mais parou. De tal forma que a Bíblia diz que Jesus veio para destruir as obras do diabo. A Bíblia nunca desmente nem suaviza este conflito

 

Jesus, em João 10.10, diz o que ele quer fazer: matar, roubar e destruir. O diabo nem sequer parou perante Jesus e tentou Cristo para O desviar da sua missão redentora. Satanás é hostil a Deus e a nós. Que ninguém se iluda sobre quem ele é. No Halloween disfarçam-se de diabinhos com chifres, cauda, etc. Ele não é nada disso. É um poderoso anjo de poderes incalculáveis e adversário. Os seus nomes e títulos descrevem bem o que ele é, a sua personalidade, o que quer fazer e como o faz.

        

V. Títulos de Satanás

A. O poder e o domínio do diabo – posição muito exaltada

1. Príncipe – Olhem o que João diz: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno (I Jo.5:13). O resto do mundo ímpio está debaixo do domínio do diabo, não têm o Espírito Santo, não são de Deus, andam segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. (Ef.2:2).

 

…aproxima-se o príncipe deste mundo, disse Jesus dele em Jo.14:30 e mais duas vezes

         É a própria Bíblia, o próprio Deus, o próprio Jesus que assim designam Satanás.

 

Em Daniel 10:12-13 temos uma revelação surpreendente do mundo espiritual, dos poderes espirituais, dos exércitos formados pelos anjos de Deus e exércitos satânicos, de demónios, de verdadeiras e poderosas batalhas fora do alcance dos nossos olhos, mas que têm impacto na nossa vida na terra, nas próprias nações: Então me disse:… e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

 

2. O “deus deste século” – …o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo. (II Cor.4:4) O diabo tem poder para cegar, condicionar as mentes, os raciocínios das pessoas.

 

3. Originou o pecado e a queda da humanidade inteira – Pela sua rebeldia contra Deus, tornou-se maligno e incitou Adão e Eva, à desobediência a Deus: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva, com a sua astúcia, assim, também, sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (II Cor.11:3) Ele continua pronto a enganar hoje, até aos próprios crentes.

 

4. Tem acesso à presença de Deus – Por algum motivo não revelado, o diabo tem permissão de ir à presença de Deus, mas como nosso acusador. Já vimos em Job, agora:

  E ouvi uma grande voz no céu que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador dos nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Apoc.12:10).

         Isto ainda está para acontecer no futuro, tal como revela a profecia do livro de apocalipse. O diabo continua ainda esta obra como nosso adversário. Mas temos à direita de Deus, no trono, o nosso Mediador, Jesus Cristo.

 

5. Dará poder ao Anticristo – A esse, cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira. E com todo o engano da injustiça, para ao que perecem…(II Te.2:9-10)

 

6. Transfigura-se em anjo de luz para enganar – E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz… (II Cor.11:13-15).

 

… o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino e o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo(Mat.13:25,27,38,39)

      

  A Bíblia é bem clara. Ensina-nos que o diabo é uma entidade, um ser espiritual verdadeiro.

 

B. O seu caráter maligno apresentado claramente na Bíblia

1. Astúcia – Tem estratégias de ataque: Porque não ignoramos os seus ardis. (II Cor.2:11)

 

2. Ciladas, armadilhas, assaltos – Revesti-vos de toda a armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Ef.6:11)

 

 …mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse e o nosso trabalho viesse a ser inútil. (I Tes.3:5). Ele é o tentador e destrói a obra de Deus.

 

3. Causa sofrimentos e morte – Jesus disse em João 10:10: O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir. Foi o que Satanás fez na vida de Job em larga escala.

 

 - E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? (Luc.13:16);

 

- Como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (Actos 10:38).

 

4. É feroz – É nosso adversário ilustrado como uma fera que nos cerca permanentemente: Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (I Ped.5:8)

 

5. Prende, cativa as mentes das pessoas – Ele arma laços para cativar as mentes: E tornarem a despertar, despendendo-se dos laços do diabo, em que, à vontade dele, estão presos. (II Tim.2:26).

 

6. Inspira pensamentos e propósitos iníquos, tenta – E acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse. (Jo.13:2)  

 

 7. Opõe-se, resiste e esbofeteia até aos servos de Deus – Ele impediu Paulo:

- Por isso, bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, mas Satanás no-lo impediu. (I Ts.2:18);

 

- E me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás…(Zac.3:1-2);

 

- E para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. (II Cor.12:7).

Isto leva-nos à humildade e à oração, dependendo do Senhor.

 

8. Põe os crentes à prova – O diabo quer peneirar impiedosamente os crentes: Disse, também, o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça… (Luc.22:31-32). Nas piores provas, contamos sempre com a mão de Jesus.

 

Irmãos, não pensemos que somos santos demais, que somos especiais demais e que o diabo não pode perturbar a nossa vida. Nós não conhecemos estes mistérios espirituais. Ouvimos regularmente de grandes servos de Deus que têm grandes tribulações nas suas vidas semelhantes às de Job e não achamos que mereçam. Só Deus sabe o que se passa, pois é o Senhor que está no controlo de todas as coisas.

 

 

Conclusão

 

         Não esqueçamos isto. Satanás tem poder nas não é soberano Ele está limitado ao supremo poder de Deus. Ele só faz o que Deus permite. Ele não é como Deus, não é Todo-Poderoso, não é Omnisciente, não é Omnipresente, ele não sabe tudo, ele não vê tudo. Isto são atributos exclusivos de Deus. O diabo está sujeito a Deus.

          

Numa era mais académica, intelectual, da igreja, muitos acham que já não é necessário combater o diabo, exclui-se o diabo, foi esquecido em muitas igrejas, não falam dele, acha-se que a soberania de Deus fará a obra. Muito, muito cuidado! Sem deixar de confiar sempre no Soberano Deus Todo-Poderoso, não podemos excluir, nem esquecer nunca o diabo. Vejam tudo o que vimos aqui dele e é apenas uma parte.

 

 Numa alusão à vida dos crentes, Paulo usa estas palavras: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. (II Cor.10:4). Há um combate, estamos debaixo de uma guerra, uma campanha militar constante. O nosso mundo é constituído por duas qualidades de pessoas de acordo com a Palavra de Deus: Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo… (I Jo.3:10).

 

Até ao fim da história deste mundo Satanás continua a ter acesso à presença de Deus. Satanás opõe-se aos crentes, mas estes são protegidos pelo Deus soberano.

Ele já sabe o seu destino final, o inferno, mas quer arrastar com ele tantos quanto puder. Deus está contra ele e por nós. Apoc.12:11 diz: E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro…

 

O Senhor Jesus ensinou-nos a não esquecermos de incluir sempre nas nossas orações este pedido: Pai nosso… não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

        

Moreira, 20 de Fevereiro de 2022 (16.30h)

Rui Simão, pastor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário